Falta de medicamento na Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas gera preocupação
Situação expõe problema na distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo

A ausência do medicamento Alenia, na Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, tem gerado preocupação entre pacientes e familiares. Uma moradora, que preferiu não se identificar, relatou a dificuldade para obter o remédio para o tratamento do marido.
“Desde fevereiro era para pegar esse medicamento e chegando lá não tem”, disse a mulher.
O Alenia é um medicamento utilizado para aliviar os sintomas e melhorar a capacidade respiratória de portadores de doenças pulmonares crônicas. Segundo a denunciante, o marido precisa do medicamento, no entanto, não consegue ter acesso a ele.
“Todo mês eu vou buscar e não tem o medicamento, já tem quase quatro meses. Eu fui lá de novo e deram outro papel para a doutora preencher porque a receita venceu”, contou a esposa.
Distribuição
A situação expõe um problema enfrentado por usuários que dependem da distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo. Para pessoas com doenças respiratórias graves, como a doença pulmonar crônica, o atraso pode ter consequências severas.
Em nota, a secretaria de Saúde informou que o abastecimento de Alenia (Formoterol 12 mcg + Budesonida 400 mcg - Cápsula Inalante) tem previsão de normalização na próxima remessa de medicamentos prevista para chegar no dia 10 de junho no município.
Leia também